10 benefícios da natação

Todos nós, em algum momento, já paramos para admirar os corpos perfeitos e habilidades sobre humanas de nadadores e nadadoras olímpicos. Embora seja sensato ter em mente que não podemos nos comparar com atletas de alto nível, os benefícios da natação são os mais diversos e completos.

 

Confira aqui 10 benefícios da natação.

 

1) Trabalha o corpo todo.

Benefícios da natação - Trabalhar o corpo todo

Quando você escolher nadar como forma de exercício, irá notar que a principal diferença entre outras opções é que a natação fortalece o seu corpo por inteiro e de maneira proporcional. Você sentira os benefícios da natação em forma de músculos nas pernas, região do abdômen, assim como os membros superiores.

 

2) Previne lesões.

Ao distribuir o seu peso na água, você será capaz de treinar sem acrescentar estresse em suas juntas. A piscina é um dos ambientes mais seguros para praticar exercícios.

 

3) Queima de calorias

Um dos benefícios da natação mais atraentes para novos praticantes é a capacidade de queima de calorias. Neste quesito, a atividade é superior a outras de baixa intensidade e mais segura do que exercícios mais intensos.

 

4) Autoestima.

10 benefícios da natação - aumenta a auto estima

Atividades esportivas como um todo promovem grandes melhores de autoestima e confiança. Um dos benefícios da natação é tornar o participante mais confortável com o próprio corpo. Nadadores exalam uma aura de conforto e liberdade.

 

5) Flexibilidade.

Embora não seja uma atividade tão focada em alongamento, quanto Pilates ou Yoga, um dos benefícios da natação é o aumento da capacidade de mobilidade muscular e a sua recuperação acelerada.

 

6 ) Inteligência.

Natação melhora a memória e outras capacidades cognitivas. E isto é um dos benefícios da natação referentes não somente à escola, ou trabalho, mas também ajuda a prevenir doenças cognitivas ao envelhecer.

 

7) Melhora a postura.

Como a natação é um esporte que promove a flexibilidade ao mesmo tempo que modela o corpo por inteiro, a postura do praticante se equilibra naturalmente. Alguns esportes não trazem estes benefícios da natação, justamente por desenvolver a musculatura de maneira desordenada ou por trazer impactos nas articulações.

 

8) Melhora respiratória

O ambiente úmido de piscinas fechadas torna a natação uma atividade excelente para pessoas com problemas respiratórias, como asma. Além disso, exercícios que envolvem respiração ajudam a melhorar seu desenvolvimento pulmonar, oxigenação do cérebro e controle de humor.

 

9) Diminui Estresse.

10 benefícios da natação - Diminuição do stress

Um dos fatores mais especiais nesta atividade é a sua diversidade em funções. Os exercícios musculares são grandes liberadores de endorfina, assim como o relaxamento que ocorre do aumento da flexibilidade lhe dará uma experiência parecida com yoga. Some isto com as respirações ritmadas, você também obterá picos oxigenação que melhorará o desempenho do cérebro.

Todos estes benefícios da natação irão lhe promover tanto uma sensação de alívio instantâneo antiestresse, quanto um trabalho de melhora de qualidade de vida de longo prazo.

 

10) Efeito Antienvelhecimento.

Um dos benefícios da natação de longo prazo é o atraso dos efeitos de envelhecimento. Isto ocorre com a junção de força muscular, redução de pressão sanguínea, oxigenação do cérebro, melhora da saúde cardiovascular e respiratória.

A piscina é, também, um ambiente sadio para pessoas na terceira idade.

Você pode gostar também

A Importância da Atividade Física Para Crianças

Atividade física para crianças possui uma importância crucial para que os pequenos cresçam saudáveis e tenham um melhor desenvolvimento. Entenda.

Motivação Para Malhar: 10 Dicas de Como Não Parar a Academia | BIO MANIA

Todo e qualquer incentivo para não parar a academia vale ouro naqueles dias mais difíceis. Aproveite nossas dicas e encontre motivação para malhar!

Como Diminuir o Stress: 5 Hábitos Que Vão Ajudar Você

Fica muito estressado(a) no fim do dia? Aprenda, com especialistas da Bio Mania como diminuir o stress com 5 hábitos que você precisa ter na sua vida.