Atividade Física Na Terceira Idade – A Saúde dos Seus Pais

Se nós, que somos mais jovens, entendemos a necessidade de manter uma vida saudável para enfrentar o passar dos anos com a saúde em dia, imagine como é importante a prática de atividade física na terceira idade, não é mesmo? O processo de envelhecimento é caracterizado por transformações biológicas e psicológicas em função do tempo, então manter um estilo de vida ativo é o que vai garantir uma manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante todo esse processo.

 

Para as pessoas mais velhas, muitas vezes torna-se difícil criar uma rotina de exercícios. Em alguns casos, a energia não é mais a mesma de quando eram jovens ou, até mesmo, acreditam que seguir com o sedentarismo não é algo que vai impactar na qualidade de suas vidas. Enquanto filhos, temos um grande poder nas mãos: o de mostrar para nossos pais que é importante, sim, se manterem em movimento para viverem melhor. Mais do que isso: temos o dever de incentivar, de deixá-los motivados e de ensiná-los sobre porque devem começar a se exercitar o quanto antes.

 

Você, que pratica academia, sabe dos benefícios da atividade física para a saúde. Então, chegou a hora de se atentar melhor também à saúde dos seus pais e de incentivá-los a incluir em suas rotinas a atividade física na terceira idade. Mostre para eles que são capazes, sim, de realizar coisas extraordinárias que trarão grandes benefícios para as suas vidas.

 

Confira, abaixo, a importância da atividade física na terceira idade e auxilie os seus pais a terem um processo de envelhecimento muito melhor:

 

1) Melhora no condicionamento físico

Atividade física na terceira idade idosos malhando

Ao praticar atividades físicas regulares, nossos pais sentirão uma grande melhora no condicionamento físico. Além disso, vão adquirir maior força muscular – o que vai facilitar os movimentos naturais do corpo e diminuir o risco de quedas.

 

2) Previne doenças

atividade fisica na terceira idade e a prevencao de doencas

Além de prevenir, os exercícios físicos ajudam a combater doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, osteoporose, ansiedade, depressão, varizes e problemas cardíacos e pulmonares.

 

3) Reduz o consumo de medicamentos

Atividade fisica na terceira idade reduz o consumo de medicamentos

Ao criar-se o hábito, a sensação de bem-estar ganhará espaço na rotina dos seus pais e com um corpo em melhor funcionamento, as dores serão reduzidas – fazendo com que o consumo de medicamentos também seja diminuído.

 

4) Menos isolamento social

Atividade fisica na terceira idade e a sociabilizacao

Seja por motivos pessoais ou por conta de uma sociedade pouco acolhedora dos mais velhos, muitas vezes pessoas que estão entrando na terceira idade experimentam viver em isolamento social. Ao praticar exercícios, automaticamente os seus pais terão proximidade com outras pessoas, fazendo com que retomem ou fortifiquem a convivência social.

 

5) Mais autoestima

Atividade fisica na terceira idade e mais qualidade de vida

Saúde melhorada, disposição e energia resgatados: a atividade física na terceira idade vai aumentar a autoestima, a confiança e a aceitação da imagem que os seus pais possuem deles próprios. Além disso, a independência e autonomia nas atividades do cotidiano será prolongada por muito mais tempo, tendo em vista que social, psicológico e corporal entrarão em uma harmonia capaz de possibilitar e de mostrar o quanto eles são capazes de se superarem.

 

O processo de envelhecimento pode ser vivido da melhor maneira possível. Todos nós gostaríamos de mudar as coisas e de poder fazer com que nossos pais vivessem melhor, não é mesmo?

 

Não se esqueça: você tem, sim, esse poder nas mãos. Pense nos seus pais como pessoas que têm o completo direito de uma melhor qualidade de vida e mostre-os, hoje mesmo, toda a importância da atividade física na terceira idade. Seja através da prática de musculação, de natação, hidroginástica, alongamento ou de qualquer outra modalidade de exercício, o importante é deixar o sedentarismo longe para se viver melhor. Boa sorte!

Você pode gostar também

10 benefícios da natação

Você já teve a oportunidade de praticar natação? Separamos os 10 benefícios dessa modalidade que certamente irão te convencer a pratica-lo!

A Importância da Atividade Física Para Crianças

Atividade física para crianças possui uma importância crucial para que os pequenos cresçam saudáveis e tenham um melhor desenvolvimento. Entenda.

Motivação Para Malhar: 10 Dicas de Como Não Parar a Academia | BIO MANIA

Todo e qualquer incentivo para não parar a academia vale ouro naqueles dias mais difíceis. Aproveite nossas dicas e encontre motivação para malhar!