Existe Idade Certa Para Começar a Fazer Academia?

Existe idade certa para começar a treinar? Com Quantos anos pode fazer academia?

com quantas anos pode fazer academia

Uma coisa é certa: todas as pessoas, em todas as idades, devem cuidar da saúde. E nós, como pais, precisamos ficar atentos à saúde dos nossos filhos e mantê-los ativos desde cedo. Mas, afinal de contas, qual a idade certa para começar a fazer academia? Leia o post completo e entenda melhor.

 

Já falamos anteriormente aqui no blog sobre a importância da atividade física para crianças. Em um cenário que apresenta cada vez mais casos de obesidade infantil e de outros problemas de saúde precoces, colocar as crianças em movimento para terem uma vida mais saudável é muito importante. Os exercícios físicos disponíveis são os mais diversos e vão desde a prática de lutas, de aulas de dança e yoga até a musculação. O treino com pesos ainda é visto como algo delicado para ser praticado pelos mais jovens, então com quantos anos pode fazer academia sem que a prática cause algum tipo de malefício?

 

Frequentar uma academia tem sido um objetivo cada vez mais presente na vida dos jovens. A todo o momento, eles são expostos a incentivos para cuidarem do corpo e, em contrapartida, nós como pais também sabemos que quanto antes iniciarem os bons hábitos, mais eles serão estendidos por uma longa fase da vida. A prática de atividades físicas traz benefícios para a saúde de todos, mas para os jovens deve haver cuidado e atenção sobre qual a idade certa para começar a fazer academia.

 

Entendendo as limitações do corpo

Que idade pode fazer academia?

Geralmente, é a partir dos 14 anos de idade que os jovens voltam as suas atenções para a autoimagem e passam a se interessar por melhorar a aparência. Esse é um comportamento normal, já que é nessa fase que o corpo começa a mudar e a crescer e, assim, a autoestima passa a também tomar forma. Juntamente com isso vem a vontade de ter um corpo mais forte ou mais definido e o desejo de iniciar na academia acaba surgindo.

 

De qualquer maneira, na pré-adolescência ainda existe escassez dos hormônios esteroides naturais, que são os responsáveis por auxiliar o desenvolvimento corporal. É justamente por isso que meninos e meninas que ainda não chegaram na puberdade não poderão usufruir completamente dos benefícios da musculação e dos treinamentos de peso. O corpo dos pré-adolescentes ainda não está apto a ganhar massa muscular magra. Além disso, o sistema nervoso central dos jovens ainda está em desenvolvimento e a coordenação e equilíbrio possuem menor capacidade que nos adultos.

 

Diante de tudo isso, o mais indicado para meninos e meninas que ainda não atingiram a puberdade é praticar exercícios leves, que não apresentem riscos de lesões ou de prejudicar o desenvolvimento do corpo – como natação, artes marciais, caminhada ou atividades recreativas. Todas essas modalidades estão disponíveis em academias, e os profissionais presentes saberão orientar a prática adequada para a faixa etária dos pequenos.

 

Com Quantos Anos Pode Fazer Academia?

 com quantas anos pode fazer academia

Então, com quantos anos pode fazer academia? Bem, treinos de musculação aqui na Bio Mania são liberados a partir dos 14 anos. Malhar vai auxiliar muito na fase do desenvolvimento e crescimento dos adolescentes, cultivando um corpo saudável e prevenindo doenças precoces. O mais importante é que antes de se iniciar as atividades em uma academia, o jovem passe por exames médicos que avaliem a pressão arterial, os batimentos cardíacos e que calculem a massa corporal, a quantidade de líquido, de gordura e qual a idade metabólica do seu filho ou filha.

 

Além disso, é muito importante que haja supervisão de um instrutor qualificado em todos os momentos em que o jovem estiver treinando, já que esse período de desenvolvimento requer cuidado e atenção.

 

O excesso de esforço pode causar lesões e problemas crônicos em outras fases da vida, então os treinos devem ser leves e os movimentos devem ser executados adequadamente. Tão importante quanto praticar um treinamento de peso adequado é a recuperação depois desses treinos, que deve ser parte integrante de qualquer programa de musculação para adolescentes. Aquecimento e alongamento diário também devem ser levados a sério como um complemento do treino que irão fazer – bem como o descanso e recuperação completa dos músculos após malhar.

 

Quando praticada com moderação, acompanhamento médico e supervisão de profissionais, a musculação traz uma série de benefícios para o desenvolvimento e crescimento saudável dos jovens. Incentive os seus filhos a fazerem academia na idade certa: eles só têm a ganhar com a prática! Aqui na Bio Mania você conta com profissionais capacitados e infraestrutura completa para você e toda a sua família. Agora você já sabe com quantos anos pode fazer academia! venha conhecer!

Você pode gostar também

10 benefícios da natação

Você já teve a oportunidade de praticar natação? Separamos os 10 benefícios dessa modalidade que certamente irão te convencer a pratica-lo!

A Importância da Atividade Física Para Crianças

Atividade física para crianças possui uma importância crucial para que os pequenos cresçam saudáveis e tenham um melhor desenvolvimento. Entenda.

Motivação Para Malhar: 10 Dicas de Como Não Parar a Academia | BIO MANIA

Todo e qualquer incentivo para não parar a academia vale ouro naqueles dias mais difíceis. Aproveite nossas dicas e encontre motivação para malhar!