7 dicas que para ter um bom desempenho em seu treino de musculação

Muitas pessoas que praticam treino de musculação estão em busca do ganho da hipertrofia muscular. Porém, ela pode demorar um pouco de aparecer, especialmente se você começou agora. Mas, existem algumas táticas e estratégias que podem melhorar a sua performance e fazer com que os resultados apareçam bem antes.

São dicas simples que ajudam você a ter resultados mais rápidos sem comprometer a sua saúde. Veja abaixo quais são elas!

 

Como melhorar a performance no treino de musculação

Treino de Musculação - 7 dicas para você

1. Demore na contração excêntrica

Nosso músculo, durante o exercício, realiza basicamente dois tipos de contrações: a concêntrica que é quando empurramos o peso e a excêntrica, que ocorre quando trazemos o peso para o lugar de origem. Pode até não parecer, mas uma quantidade maior de fibras musculares é recrutada quando realizamos a contração excêntrica.

Portanto, passe a demorar mais tempo no momento em que está retornando com a carga. Mais fibras serão lesionadas e, portanto, maior será a construção de massa magra.

 

2. Realize o movimento até a falha

É importante ter em mente que nenhum tipo de exercício possui uma receita de bolo, especialmente o treino de musculação. Já se foi o tempo em que fazíamos séries com números pré-estabelecidos. O ideal é que façamos o movimento até que o nosso músculo não aguente mais, ou seja, até que ele chegue à falha. Esse é o momento no qual não há mais energia para manter o movimento.

Mas tenha cuidado. Dependendo do exercício, você só deve fazê-lo acompanhado de um profissional para não se machucar. Por exemplo, no caso do agachamento livre, tenha alguém do seu lado para segurar o peso quando você não aguentar mais.

 

3. Dê preferência aos grandes grupos

Se você está começando ou não possui muitos anos de musculação e ainda não chegou ao corpo que deseja, é recomendado que o exercício use o maior número de músculos possíveis de uma única vez. Por exemplo, é melhor realizar um agachamento do que fazer exercícios isolados de quadríceps e glúteos. O esforço é muito maior e, além de melhorar o ganho de massa, você acelera a perda de gordura.

 

4. Aumente a carga gradualmente

O nosso corpo sempre tende a se habituar a uma determinada situação, a chegar a um platô. Por exemplo, quando ingerimos uma dose constante de remédio para dor, depois de um certo tempo, é preciso aumentá-la, pois não faz mais efeito. Isso também acontece com os músculos em relação à carga. Por causa disso, tente sempre aumentá-la para ter um bom desempenho e resultado.

Mas tenha muito cuidado, porque nem sempre mais carga quer dizer ganho de massa. Aliás, não é necessário aumentar a carga se, por exemplo, você não estiver realizando o movimento na amplitude completa.

 

5. Respire no momento certo

Treino de musculação - Respire no momento certo

Isso não costuma ser muito trabalhado na maioria das academias, mas saiba que existe um momento correto para inspirar e expirar e isso precisa se tornar um hábito. Para reduzir a pressão dentro do corpo, o ideal é expirar quando estamos realizando a contração concêntrica e expirar na excêntrica. No início será preciso um constante policiamento até se acostumar e fazer isso naturalmente.

 

6. Descanse

Nenhum treino de musculação ou mesmo atividades aeróbicas possuem um bom rendimento se não houver descanso compatível com o esforço. Você precisa permitir que o corpo descanse, por isso, tente dormir mais. É durante o sono que o hormônio do crescimento, também conhecido como GH, atua nos tecidos e ajuda na construção muscular gerando novas fibras e, consequentemente, a hipertrofia.

 

7. Tenha uma alimentação compatível

A alimentação é a parte mais importante de todo o processo. Sem uma quantidade adequada de nutrientes, especialmente de proteínas, o corpo não consegue construir novos músculos, ou então, essa construção fica deficiente. Portanto, vá ao nutricionista e caso não possa fazer isso, tente ter uma alimentação o mais saudável possível e faça boas trocas.

Além de todas essas dicas, é muito importante também ter acompanhamento profissional de qualidade e seguir todas as recomendações que são passadas por ele. Procure por uma academia que lhe passe maior confiança e que tenha profissionais competentes para prestar um bom atendimento.

 

Está sem tempo para praticar o seu treino de musculação? Então veja essas dicas de como organizar a sua agenda e ter uma vida mais saudável!  

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